2023: Salários aumentam impulsionados pela inflação
A eletricidade vai subir assim como as portagens, o gás, o pão, as telecomunicações, os transportes e as rendas, ainda que limitadas pelo Governo a 2%, tendo em conta o impacto da inflação nestes preços.
O ano que se aproxima vai ficar marcado pelo aumento generalizado de preços que os consumidores irão pagar pelos serviços que usam no dia-a-dia, com a inflação em Novembro a atingir os 9,9%.
A inflação tem surpreendido em alta desde o final de 2021. Esta evolução reflete uma acumulação de choques globais e os efeitos de contágio dos preços internacionais dos bens energéticos e alimentares. Em 2023, a taxa de inflação deverá registar o valor mais elevado dos últimos 30 anos, começando depois numa perspetiva de baixa até 2025. Contudo, este incremento junto com o aumento do salário mínimo nacional, que sobe dos atuais 705 para 760 euros, perfazendo uma atualização de 7,8%, a maior dos últimos anos, deverá influenciar os preços para o corrente ano dos bens diários dos consumidores.
Consulte abaixo Decreto-Lei n.º 85-A/2022
Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.OkMais informação